4 banhos imperdíveis para se fazer no Thermas Antônio Carlos

Banhos, massagens, tratamentos estéticos! Quem visita Poços de Caldas não pode deixar de passar nesse balneário repleto de histórias. A beleza e a imponência do prédio, localizado bem no centro da cidade, chama atenção dos turistas.  Inaugurado em 1931, o prédio encanta por sua arquitetura e mobiliário que preservam as suas características originais. 

A água sulfurosa das Thermas Antônio Carlos provém da Fonte Pedro Botelho, localizada ao lado do prédio. E ela surge naturalmente a uma temperatura de 45°C e é utilizada nas banheiras a uma temperatura de 37°C. Possui propriedades terapêuticas diversas, como ação sedativa, descongestionante, desinflamatória, antisséptica, cicatrizante, desintoxicante, antialérgica e expectorante.

Se você está hospedado no Hotel Minas Gerais, está localizado bem pertinho do balneário, o acesso é fácil e rápido!

Legal né? Que tal conhecer um pouco mais desse balneário? 

O poder das águas sulfurosas

O local foi projetado pelo renomado arquiteto Eduardo Pederneiras no final da década de 1920 e faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Poços de Caldas. Considerado o primeiro estabelecimento crenoterápico luxuoso construído no Brasil.  As obras de construção tiveram início em 1928 e foram inauguradas em março de 1931, destinadas a tratamentos hidro e fisioterápicos.

Hotel Minas Gerais


Foto: Rubens Caruso Jr – Memórias de Poços

O estabelecimento começou a funcionar no dia 16 de Março. A inauguração oficial foi feita no dia 29 de Março, pelo Sr. Secretario de Agricultura, como representante do Sr. Presidente do Estado e Sr. Chefe do Governo Provisório.


Você sabia?

Em outubro de 1886, Poços recebeu o Imperador Dom Pedro II. Ele veio acompanhado da imperatriz Tereza Cristina para a inauguração de um ramal da Estrada de Ferro Mogiana. Três anos depois a cidade foi desmembrada do distrito de Caldas e elevada à categoria de vila e município. Seu nome tem relação com a história da família real portuguesa.

Na época em que foram descobertos os poços de água sulfurosa e térmica, a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, já era uma importante terma utilizada para tratamentos e muito frequentada pela família real. Caldas possui o mais antigo hospital termal em funcionamento no mundo, desde o século XVI. Como as fontes eram poços utilizados por animais, veio o nome Poços de Caldas.

Fonte: Ipatrimonio.org

4 banhos imperdíveis no Thermas Antônio Carlos


  • Banho de Imersão

    Com o banho de imersão, você tem alívio dos sintomas de gripes e resfriados. Isso porque o vapor quente da água auxilia na desobstrução das vias aéreas. A água quentinha também ameniza dores musculares e trata os músculos distendidos, sendo excelente para quem pratica exercícios físicos. Entre os benefícios está a melhor circulação, pois com o calor seus vasos sanguíneos são dilatados. Os poros, assim como os vasos sanguíneos, também sofrem dilatação durante a técnica do banho de imersão, o que elimina toxinas e deixa sua pele mais limpa.

  • Banho de hidromassagem ou pérola

Este banho consiste em múltiplos jactos de água e ar, que fazem com que o movimento da água produza uma vigorosa e relaxante massagem subaquática! Associa o efeito relaxante da água termal com a ação tonificante da massagem. Favorece a descontração e a oxigenação muscular e o sentimento único revitalização. Além disto, é indicado também para o tratamento de patologias da pele, já que beneficia dos múltiplos benefícios que a água termal possui nas suas propriedades.

  • Banho aromático


Banho aromático termal de lavanda: relaxante. Reduz a tensão e a ansiedade.
Ótimo para insônia e eficaz no alívio de dores localizadas.

Banho aromático termal de chá-verde: antioxidante, pois combate os radicais
livres. É anti-inflamatório e energizante.

Banho aromático termal de alecrim: estimulante, combate o cansaço e a preguiça. Ativa a mente para os estudos. Auxilia no reumatismo e em dores musculares.

Banho aromático termal de pitanga: adstringente e rejuvenescedor da pele. Auxilia no tratamento de acnes. É um banho remineralizante, suavizante e hidratante!

  • Banho Ofurô

O banho em ofurô utiliza os benefícios da água associada às propriedades das ervas, óleos essenciais, sais termais e calor. Auxilia no pré e pós-cirúrgico de plástica e lipoaspiração, diminuição de edemas, relaxamento muscular e alívio da ansiedade, insônia e depressão. Além disso, proporciona sensação de bem-estar. Pode-se escolher na hora do banho a essência de café-verde, uva ou cacau. Comporta até quatro pessoas da mesma família!

Os procedimentos utilizam a água termal sulfurosa. Naturalmente quente e mineralizada com o tempo, a água apresenta predominância do enxofre em sua composição, com diversos benefícios à saúde: melhora a circulação, auxilia o sistema respiratório, revigora o organismo, relaxa a musculatura. Em geral, a água sulfurosa é indicada para problemas de articulações, anemia, dermatoses e inflamações! Veja a tabela de preços clicando aqui!



Sobre o Hotel Minas Gerais

Hotel Minas Gerais, localizado na área central de Poços de Caldas – Vídeo: Divulgação / HMG


Inaugurado em 1946, destaca-se como um suntuoso estabelecimento de 4.700m², proporcionando uma experiência de puro luxo e conforto. Cada suíte e cada cantinho do hotel foi planejado para oferecer uma experiência de hospitalidade incomparável, onde a elegância se funde harmoniosamente com a serenidade do ambiente.

É uma experiência de relaxamento incomparável ao mergulhar em nossas luxuosas comodidades, incluindo acomodações sofisticadas, opções gastronômicas requintadas e serviço personalizado. Tudo bem na área central da cidade de Poços de Caldas, com fácil acesso a praças e a diversos pontos turísticos.

Seja para lazer ou negócios, o Hotel Minas Gerais promete uma experiência inesquecível, adaptada a cada uma de suas necessidades.

Gostou do artigo?


Compartilhe para que  mais pessoas possam ler sobre as maravilhas de Poços de Caldas!


Se interessou em se hospedar aqui conosco? Clique aqui!


Chama a gente no Whatsapp: (35) 9 9977-4648, no telefone: (35) 3697-3300 ou através do email reservas@hotelminasgerais.com.br

Estamos localizados na R. Pernambuco, 615 – Centro, Poços de Caldas – MG, 37701-021 bem no coração da cidade!


Até o próximo artigo! 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×